The Journal of the Brazilian Society of Cancerology

Utilização de marcadores tumorais para o câncer de mama no Brasil em comparação com os preconizados pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica

Introdução: vários exames podem ser utilizados para o diagnóstico, o estadiamento e o acompanhamento do câncer (CA) de mama. Dosar esses marcadores pode impactar diretamente no tratamento escolhido, na verificação de recidiva de doença e de presença de metástases, visto que essa prática pode orientar para um tratamento mais rápido e eficaz.

Método: a pesquisa foi realizada por meio da comparação entre os marcadores tumorais para CA de mama indicados pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco) e os exames realizados no Brasil, por meio da tabela SIGTAP do sistema único de saúde (SUS), convênio e particular, bem como da comparação entre as recomendações da Asco e as da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e do Grupo Brasileiro de Estudos de Câncer de Mama (GBECAM).

Resultados: o SUS contempla os exames antígeno carcinoembriônico (CEA), receptores hormonais ER e PR, amplificação e quantificação proteica do HER2, número inferior aos recomendados pela Asco.

Conclusão: nem todos os marcadores indicados pela Asco são mencionados pela SBOC e GBECAM. Nem todos os exames preconizados pela Asco são realizados via SUS, convênio e particular. A realidade do sistema de saúde brasileiro não segue os mesmos processos de triagem diagnóstica, estadiamento e acompanhamento estabelecidos pela Asco.

Share

Facebook
Twitter
LinkedIn

LATEST ARTICLE

NATURAL IONIZING RADIATION AND BREAST CANCER IN GUARAPARI, STATE OF ESPÍRITO SANTO, BRAZIL

What is the Weight of Compassion? Facing Professional Fatigue in Palliative Care – An Integrative Review

INVASIVE CUTANEOUS MELANOMA: SURVIVAL AND PROGNOSTIC FACTORS

A Experiência de Ter uma Criança com Recaída de Câncer: Um estudo qualitativo.

Lung Cancer Screening – Low-Dose Chest Computerized Tomography

TONGUE SQUAMOUS CELL CARCINOMA IN YOUNG PACIENTS WHITHOUTKNOWN RISK FACTORS: CASE REPORT

CHECK
OUT OUR
LATEST EDITION